Publicado por: kolarik | 28/12/2009

Criação de ambiente para estudo de Virtualização

 

Caros,

Após muito esforço eu consegui montar meu ambiente de teste para Virtualização, que inclusive viajou comigo até Catalão-GO para uma demonstração de Live Migration.

DSC05076  DSC05077   DSC05078 

Preciso ainda arrumar o cabeamento de forma decente, que farei com fotos em outro post.

Ambiente físico:

O Ambiente físico consiste de 2 computadores que carinhosamente chamo-os de Michael e Jackson!

 

Node-1

Node-2

Processador

AMD Athlon II X4 620 2.6 GHz

AMD Athlon 64 X2 5200+ 2.6 GHz

Memória

4 GB (em Breve 8GB!!!)

8GB

Disco

200 GB e 1000 GB

200 GB e 1000 GB

Interface de rede

3 ( A-Gerenciamento e VM´s B-iSCSI e C-LM/HB)

3 ( A-Gerenciamento e VM´s B-iSCSI e C-LM/HB)

Storage

Starwind 5 (somente no Node-1)

Utiliza através do Nó 1

 

* Apesar dos processadores não serem iguais, eu utilizo o modo de compatibilidade de processadores, que me permite executar o LM sem problemas.

Por questões de ordem econômica, encolhi o ambiente que geralmente é composto de 4 máquinas (Domain Controller, iSCSI target e os dois nós) em duas máquinas apenas.

Para isso utilizei o Node-1 como o iSCSI target primário e para Domain Controller, o DC é uma VM utilizando disco local (Não disco compartilhado do storage). Criei também um segundo Domain Controller virtual que está em recurso do Cluster (HA). Afinal, quem tem um, não tem nada🙂

Com o DC virtual que sobe automaticamente quando o Node-1 é ligado, eu consigo acesso ao domínio, e mesmo que o iSCSI target apresente problema na montagem dos discos, eu continuo tendo um DC ativo.

Eu gosto da idéia de trabalhar com discos locais em Hosts de virtualização em caso de Desastre. Uma queda de rede (que prejudicaria meu acesso ao storage iSCSI) acaba não sendo um grande problema. O restante das VM´s eu deixo para iniciá-las manualmente (através de scripts PoSh).

Elementos de rede:

Para compor o ambiente eu tenho:

– Switch gigabit com 8 portas ( 3Com3CGSU08A) 3 portas para o Node-1, 3 portas para o Node-2, 1 porta para o Access Point e a última para o NAS (Isso fica para outro post)

– Access Point Edimax EW-7209APG que serve para conexões WI-FI (Inclusive usado para Demos de Live Migration, com conexão via RDP a VM que migrará para outro nó)

Máquinas virtuais:

Sem alta disponibilidade:

DC-1 – Windows 2008 R2 Std (512 Mb Ram)

Com alta disponibilidade:

DC-2 em Server Core 2008 R2 std (512 Mb Ram)

VMM 2008 R2 (1 Gb ram)

SCOM 2007 R2 – Integrado com o VMM  (2 Gb Ram)

SQL 2008 – Para o VMM e outros projetos (1 Gb Ram)

VSNODE1 Windows 2003 X64 Ent. com Virtual Server 2005 R2 – Com uma VM Windows 95 funcionando (Coisa linda!) (350 Mb Ram). Em breve em Cluster!

VM W7-01 – Windows 7 Pro Com office 2010 – Usada para os teste de Live Migration com interação do usuário

SCNode1 – Server Core 2008 R2 Enterprise com Hyper-V em Cluster (512 Mb Ram)

SCNode2 – Par do Cluster SCNode1

STO-Virtual – 2008 R2 Std – Starwind 5 iSCSI target para as VM´s com acesso a Storage (512 Mb Ram)

MAP – Windows 7 pro – Microsoft Assessment and Planning Toolkit (512 MB Ram)

Nem preciso dizer que o céu é o limite para criação de outras VM´s e serviços, tenho como meta a criação das seguintes VM´s

DPM 2010(Talvez seja outra máquina física), WSUS, Sharepoint, ISA Server, App-V, Med-V, e etc.

 

Algumas fotos do ambiente em funcionamento:

node1  vmm  scom  scomevmmr  starwind   vmm2

 

No próximo post pretendo explicar com mais detalhes a criação do ambiente.

Dúvidas, sugestões e doações para aumentar o ambiente serão muito bem vindas.

Abraço,

KOLA


Responses

  1. ansioso aqui para saber dos detalhes da criação do ambiente!!!!

  2. Meu nome é Fábio, trabalho em uma empresa que é parceira da Microsoft entre outros fabricantes. Também estou montando meu ambiente e por coincidência a sua configuração de hardware é parecida com a minha, pelo menos o processador é o mesmo. Vou dar inicio aos estudos para certificação, pretendo ainda este semestre consegui-la. Parabéns pelo artigo e pelo laboratório, só de visualizá-lo eu já aprendi algumas coisas muito interessante. Valeu.

  3. Tenho o CPF eletrónico da receita federal para acesso certificado ao seu website.Porém não consigo o acesso, segundo a unidade certificadora o CPF eletronico somente funciona no Explorer 6 e 7.Tenho o Windows 7 e meu Explorer é a versão mais nova, ou seja impossibilitado de fazer minha declaração de Imposto de Rende.Meu problema como instalar no Windows 7 uma das versões mais antigas do Explorer?Grato,Ricardo Pereira


Deixe uma resposta

Categorias

